Dica de Livro: Ganhar de Lavada

Dica de Livro: Ganhar de Lavada

Dica de Livro: Ganhar de Lavada

Dica de Livro: Ganhar de Lavada

Scott Adams é o cartunista por trás do personagem Dilbert. Isso, por si só, já foi para mim uma motivação para ler seu novo livro Win Bigly (Ganhar de Lavada). Adoro os quadrinhos do Dilbert!

Com seu estilo muitas vezes ácido e direto, ele discorre em quase 300 páginas como previu a eleição de Donald Trump para presidente desde os primórdios da corrida eleitoral.

Quem pensa que o livro é (só) sobre política, está enganado, muito embora ele sirva para que a gente possa traçar alguns paralelos com o que anda acontecendo nas campanhas de candidatos do nosso país.

Na verdade, o livro vai além. O assunto principal é sobre o domínio da arte (ou técnica) da persuasão, e como isso pode levar alguém a alcançar os resultados que deseja. Scott Adams lista 30 tipos de persuasão, dá exemplos de como foram utilizados e os resultados obtidos.

Outra coisa bacana que a gente encontra nesse livro são exemplos de como percebemos a realidade de acordo com nossos filtros. E que encaixamos nessa realidade particular qualquer coisa que experimentamos ou vemos, de forma que uma mesma história pode ter quantas versões quantas forem as pessoas que as experimentam. Soa familiar? Quem acompanha a polarização dos novos tempos sabe do que estou falando. Quem trabalha com comunicação sabe (ou deveria saber) muito bem disso. Neurocientistas e estudiosos do comportamento humano também conhecem a fundo o assunto.

Nesse contexto, as fake news, os alternative facts etc. estão aí para nos mostrar que a realidade (se é que isso existe) pode ser ficção, e que até mesmo a democracia pode ser uma ilusão.

Assustador e fascinante ao mesmo tempo. Vale a leitura.

Compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 7 =

Relacionados

Fale comigo!
Dúvidas sobre atendimento e gestão de contas na sua agência de propaganda?