Fico feliz quando vejo que o mercado se movimenta e oferece cursos específicos para Atendimento. Mas ficaria mais feliz ainda se houvesse opções de aprimoramento profissional em mais mercados, além de Rio e São Paulo. O Brasil é muito grande. Há muitos profissionais de Atendimento, de agências pequenas, médias, grandes que nem sempre podem sair de suas cidades para fazer um curso em São Paulo ou no Rio. Além do investimento no curso em si, há que se computar a passagem, a hospedagem, alimentação, traslado etc.
Pensando nisso, há alguns anos desenvolvi um workshop chamado Gestão de Contas na Agência de Comunicação para ser ministrado aos Atendimentos de qualquer parte do Brasil. É um projeto que objetiva que os Atendimentos reflitam criticamente sobre seu papel no desenvolvimento dos negócios da agência, compreendam como aplicar ferramentas indispensáveis a uma eficaz gestão dos projetos e dos processos. Também discutimos e debatemos “situações críticas” em que a interferência do gestor de contas é fundamental, além de propiciar que cada um formule um plano de desenvolvimento profissional com metas e prazos.