A edição do Meio & Mensagem, de 14/3/2014, apresentou uma longa reportagem com representantes das disciplinas mais importantes das agências. A intenção foi fazer um exercício de futurologia ao convidar esses profissionais a descrever como vêem sua atividade daqui a cinco anos. Reproduzo aqui a parte que nos interessa, ou seja, como será o Atendimento daqui a cinco anos, na visão desses especialistas?
ATENDIMENTO QUER SER O DONO DO PROJETO
próximos anos, o profissional de atendimento deve se consolidar como gestor de projetos e de pessoas, com perfil administrador, empreendedor e multidisciplinar, o que incluirá o controle financeiro das ações sob sua responsabilidade. É o que crêem os especialistas ouvidos por Meio & Mensagem.
Filosofia uníssona
Perspectiva privilegiada
Para Andre Gustavo, a característica de se envolver do começo ao fim em todos os projetos levará o atendimento a ser a área da agência mais bem posicionada para identificar as pessoas mais valiosas dentro da agência, em todos os departamentos independentemente do nível hierárquico. “O atendimento será capaz de apontar as pessoas-chave, aquelas que fazem a diferença, que brilham na frente do cliente e devem ser valorizadas. Terá uma perspectiva privilegiada para ajudar os heads de cada área a desenvolverem suas equipes.”
De vocação generalista, o profissional de atendimento terá seu escopo de trabalho aumentado, se considerado que o “ecossistema” de disciplinas de comunicação usadas pelos clientes está crescendo. Entre essas novas atribuições poderá estar, acredite, criar. “O atendimento precisará ter a coragem de pegar uma folha em branco e conceber ideias e projetos de própria autoria”, incentiva Pablo de Arteaga, vice-presidente de operações e atendimento da Leo Burnett Tailor Made. Otimista com o futuro da disciplina, Arteaga diz que o profissional de atendimento tem uma oportunidade de influenciar o negócio da publicidade como nunca teve antes, passando de agente de gestão e manutenção para agente de transformação. “A relação do atendimento com todas as áreas da agência e do cliente deixa de ser de gestor e viabilizador e passa a ser de realizador, dono. E dono não ameniza, não esconde, não evita. Dono vai de cara nos problemas do cliente e da agência. Sejam eles cotidianos ou não.”
Formação deficiente
7 respostas
Muito relevante a opinião de cada um dos profissionais da área. Nos mostra a grande importância de se atualizar cada dia mais. Sou fascinado e amo ser atendimento publicitario.
O atendimento"deveria mudar de nome, para sair do passado e encarar a complexidade das redes e do mundo dde marcas globais e cada vez mais regulados pelo governo. Poderia ser uma espécie de coach do cliente? Que tal? A denominação atual lembra um profissional do tipo vai e volta para o cliente trazendo queixas ou retornando com imposições do pessoal da criação. Ele ainda é visto, muitas vezes, como um vendedor qualificado da agência – que também deveria mudar o seu nome pois só lembra "agenciamento" de mídia e poderia tornar-se um centro de estratégias de comunicação? Questões para se pensar nesse blog! Abraços, Gaulia
Lemos os textos das M&M sobre a função do Atendimento em algumas de nossas reuniões internas do setor. É muito bacana perceber a amplitude que as atividades do 'executivo de contas' tomam.
Concordo com o Gaulia sobre a nomenclatura da função. E sendo bem honesto, a principal associação feita é com atendentes de telemarketing. Já me perguntaram várias vezes se é isso que eu faço na agência. Rs…
Cada dia mais apaixonado pelo conteúdo do blog.
Que bom,Thiago!
Oi, Katia! Tudo bem?
Eu adoro acompanhar os conteúdos deste site.
Já acompanhava o blog, mas agora sigo acompanhando por aqui também.
Sempre que tenho alguma dúvida ou quero dar uma estudada a respeito do meu papel como atendimento e em como posso melhorar minha performance, venho até aqui.
Hoje vim em busca de alguma dica de qual curso de pós-graduação seria o mais indicado para a nossa função.
Você já pensou em fazer um post sobre este assunto? Eu acho que seria muito interessante. Eu mesma, estou no momento desta escolha e teria muito interesse em saber sobre sua opinião e seu ponto de vista.
Beijos!
Paula, obrigada pela audiência. Fico tão feliz quando recebo esse tipo de comentário! Me estimula a continuar, sabe? Bem, sem dúvida a sua pergunta é bem interessante, acho que é a dúvida de muita gente, e eu mesma penso sempre sobre isso. Escrevi um post que fala um pouco sobre isso, dá uma olhada:
http://atendimentoegestao.com.br/gestor-de-contas…ra-e-uma-jornada/
Um gde beijo pra vc. K.