E-book: Briefs Criativos

Já parou para pensar que o brief criativo é uma peça publicitária? Embora não seja veiculado – e os consumidores nunca saberão que ele existiu – ele é elaborado na agência e é ferramenta fundamental para o bom desenvolvimento de qualquer campanha.

Quem é que dá o pontapé inicial para a elaboração dessa peça? Acertou se disse Atendimento!

O propósito do brief criativo é compartilhar informações valiosas, criar consenso, alinhar expectativas e estabelecer objetivos claros para todas as partes envolvidas no projeto, tanto da parte do cliente como da agência. É no brief criativo que a gente deve informar O QUE deve ser dito para que se aponte o caminho de COMO será dito.

A qualidade do brief é proporcional ao trabalho criativo que dali deriva. Brief ruim, campanha ruim, simples assim. Portanto, jamais pode ser negligenciado ou relegado a segundo plano.

Existem vários modelos de briefs criativos. Muitas agências desenvolvem o seu próprio modelo e constantemente revisam esse documento, aperfeiçoando-o. Há quem critique o uso de modelos prontos alegando que eles podem engessar o pensamento. E há quem acredite que o papel desse formulário é ajudar no raciocínio que cada um desenvolverá a partir dali. Por isso mesmo, é ali que constam determinados tipos de proposições e perguntas que visam a ajudar o raciocínio de quem o escreve.

Quer entender melhor do que estamos falando? Baixe este e-book com alguns modelos de agências gringas que selecionei e traduzi. Você vai notar que eles se parecem muito, que no fundo as perguntas ou tópicos são apresentados de forma mais resumida ou mais abrangente, mas todas levam ao mesmo caminho. Se a sua agência não tem um modelo próprio, você pode se inspirar e construir um a partir daqui. Se já tem, pode ser que precise de uma revisão.

Faça bom uso!

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