Já na 4ª. edição, o Censo traz para a gente um termômetro de como anda o mercado das agências. Há ali um material bem rico para analisar como essas empresas são geridas, seus desafios e perspectivas. (você pode acessar o material aqui)
Tenho acompanhado os resultados do Censo e observei que, assim como no ano anterior, a metade dos gestores (mais precisamente, 51%) declara que ser esta a sua primeira empresa. Senso de oportunidade, idealismo, talento, necessidade. Empreender tem sido o caminho para buscar um lugar ao sol. Temos portanto um mercado com muitas agências, mas em sua maioria formado por micro e pequenas empresas. Desafios enormes para o gestores, tanto na captação de talentos como na captação de negócios.
Gestão é o foco
São vários os indicadores de que os processos de gestão devem ser melhorados. Veja, por exemplo, esse: 52% dos respondentes declararam não conseguir cobrar pelo re-trabalho, entendendo-se por re-trabalho não os “ajustes”, mas repensar a concepção do trabalho, algo além do que normalmente estima-se que aconteça.
Refazimentos não cobrados do cliente podem ser corrigidos com ajuste de processos, uma vez que na maioria das vezes eles decorrem de:
1. Informalidade no estabelecimento da relação comercial cliente-agência. No caso de haver contrato assinado, talvez não estejam ali estabelecidos claramente os métodos de trabalho e a quantidade mensal de horas dedicadas ou peças e campanhas a ser desenvolvidas.
2. Algo nebuloso que acontece entre a tomada do briefing, seu consequente entendimento e interpretação das informações, até o processo de desenvolvimento da ideia. Existe uma espécie de “buraco negro”onde algo se perde no meio do caminho. Sem compreender o que de fato aconteceu, fica difícil a análise dos fatos para saber o que é responsabilidade da agência e o que é do cliente.
Tem solução
Se vale ver o copo meio cheio, foi bom verificar que 42% dos gestores declarou que pretendia investir, já nos meses subsequentes à pesquisa, na melhoria da gestão da sua empresa. E 56% declararam estar naquele momento trabalhando pela organização e o gerenciamento dos processos de trabalho. Isso demonstra que os empreendedores entendem que essas são questões cruciais para o desenvolvimento e o sucesso de seu negócio.