Planejamento, Gerente de Projetos, Operações…Etc.

Planejamento, Gerente de Projetos, Operações…Etc.

Planejamento, Gerente de Projetos, Operações…Etc.

Planejamento, Gerente de Projetos, Operações…Etc.

Kátia, gostaria de saber sua opinião: o Atendimento como vemos/temos hoje em dia está com os dias contados? Haverá uma divisão com foco em planejamento x gerente de projetos x operações?

Aprovado com ajustes!, São Paulo

 

Adorei o pseudônimo “Aprovado com ajustes!”.  Dá até para fazer uma analogia com o que se fala sobre a nova vocação do Atendimento, as novas perspectivas do Atendimento, o novo perfil do profissional de Atendimento etc. etc. etc.

Bom, não existe uma resposta única para a sua pergunta, nem nada que não possa ser alterado depois. O Meio e Mensagem até tentou buscar essa informação recentemente, entrevistando vários profissionais (link).

O fato é que o mundo muda rápido e aí muda tudo o que a gente achava que ia acontecer. Deixa estar que até o que era “consenso” precisará de uma ligeira adaptação.

Lembra que o profissional de Atendimento e Planejamento era um só até o final dos anos 1980? Lembra que entre 2008 a 2010, só se falava que a evolução da função de Atendimento era a de ser integrador?

Já se decretou até a morte do Atendimento.

Mudanças não se restringem só ao departamento de Atendimento, que fique bem claro. Todos os profissionais de agência estão em constante mudança.

O que acontece, a meu ver, é que tomamos finalmente consciência disso.

Hoje eu acho até perigoso falar que o Atendimento deve ser de um jeito, que a agência tem que obedecer tendência assim ou assada. Eu sei, eu sei… as agências estão tendendo a fazer um discurso parecido, dizendo-se inovadoras, projetizadas, estratégicas, digitais, e tal e coisa. Mas a gente também sabe que cada agência se estrutura de acordo com o que faz mais sentido para ela em termos de missão e visão e, claro, de rentabilidade. E, a reboque, seguem as demandas do tipo de profissional que elas precisam.

No caso do Atendimento, numa mesma agência a gente pode encontrar diferentes perfis desse profissional.

Há contas que requerem um profissional mais “planejador”, mais estratégico. Há outras em que o profissional ideal é aquele com pegada operacional, tipo pé-de-boi.

Haverá também contas em que a gestão de projetos é fundamental, pois será necessário desenvolver projetos proprietários, de cunho muito específico e inovador.

Mas, até mesmo aí, pode ser que nem seja necessário que o Atendimento seja o gerente de projetos, mas sim que ele trabalhe lado a lado com outro profissional de formação específica em gerenciamento de projetos.

Resumindo, os estilos de atuação são diversos, sim, e tudo vai depender da agência em que você trabalhar, e das contas que terá de atender.

O pulo do gato é você perceber onde poderá ser mais valorizado e desejado. Se você tem um perfil mais estratégico, deve buscar trabalhar em agências cujas contas que você vai atender valorizem este seu potencial. Se tem um perfil mais operacional, siga o mesmo raciocínio. Se você percebe que sua agência quer que os profissionais de Atendimento tenham conhecimentos específicos em gestão de projetos, sugira que ela invista na capacitação dos seus profissionais ou busque você mesmo se especializar, se for do seu interesse.

Se a tendência é que haja uma divisão tão específica, assim como você coloca, acho que isso realmente dependerá de cada agência. Lembre-se, o discurso pode ser esse, mas a prática pode ser mais simples do que a gente imagina. E nem tão diferente do que já é hoje. De qualquer forma, você sempre precisará se atualizar, estudar, entender de novas disciplinas porque, como diz o poeta, o tempo não pára.

O importante é que a essência da nossa atividade nunca vai se perder. E, no frigir dos ovos, o relacionamento faz toda a diferença. Quem amarra as pontas? Quem está cara a cara com o cliente, e por isso conhece o seu negócio, o que gera novas oportunidades para agência e cliente? Com quem o cliente fala quando precisa de alguma coisa e não quer ver sua solicitação descolada do todo? Quem é o embaixador da agência no cliente? Quem é o gestor de negócios?

Não precisa responder. Todo mundo que lê esse blog já sabe a resposta, né?

Compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =

Relacionados

Fale comigo!
Dúvidas sobre atendimento e gestão de contas na sua agência de propaganda?